quarta-feira, 26 de março de 2008

Contrastes...


COTIDIANO
Helena Ferreira

O progresso chegou à minha rua
O barulho dos passarinhos foi bruscamente interrompido,
Hoje só ouço o som de máquinas e britadeiras
E vejo o cimento a escorrer das lajes dos prédios.
A água desce pela rua asfaltada formando poças
Então fico a lembrar que há tão pouco tempo ali,
Passava um fio de água fresca, cristalina sob as árvores...
Nascentes foram cruelmente cobertas pelos arrimos dos prédios
Em um furor próprio da natureza ainda tenta brotar,
E sem rumo suas veias marejam em meio ao asfalto
Procurando em vão sua bica.
Pessoas ainda possuem uma consciência tão pobre,
Ou será desamor?
Lavam calçadas enquanto a fome e a sede de uma água tão rara
Matam crianças na África...
Ah! Mas a África está tão longe!
Então me dói, dói por dentro...
As minhas vizinhas jaguatiricas até foram embora
E o beija-flor que visitava meu jardim, anda sumido
Sinto saudades até das vacas fujonas
Que apareciam no meu quintal.
Aquela coruja simpática
Que pousava todas as noites na comunheira da minha casa
Nunca mais apareceu.
Hoje me levantei com um pensamento ecológico,
Plantei três lindos flamboyants
Em um espaço
Em frente à minha casa.
Quero ouvir novamente o barulho dos passarinhos
Compartilhado com a visita do meu amigo beija-flor.
Quem sabe até a corujinha não volta a aparecer?
Preciso da companhia desses meus amáveis vizinhos,
Mostrando que a vida é bela,
Enquanto percebida
Nas coisas mais simples nos oferecida
De graça por Deus.
Que o nosso mundo ainda é o melhor lugar para se viver,
Que não só de esperança
Vive o homem,
Mas de ação e sabedoria.
O futuro do planeta está em nossas mãos,
Que pequenos gestos podem mudar o rumo dessa história
De um futuro deserto sem vida
Para um paraíso onde a natureza viva, possa reinar...
Em absoluta harmonia.
Meu jardim suspenso anda florido,
Mesmo estando no outono,
Acho que é um aviso
De que meu coração está verde
E minhas veias estão em fotossíntese de amor...
Bom dia, mundo bom!
Abril/2007

Um comentário:

Soares disse...

Pequenos gestos de amor são capazes de salvar este mundão de Deus. Já que não podemos parar o progresso, pelo menos podemos guardar as coisas bonitas no nosso coração. Ame sem medida toda e qualquer forma de paz.