Helena Ferreira
O tema do momento é a “educação e o porquê estudar no século XXI”. Em todos os congressos de educadores esse tema é abordado. Mas, ninguém chega a uma conclusão sobre como levar os jovens a se interessarem pelas matérias escolares. Muitas são as dúvidas sobre como mudar, inovar e o que fazer. Só temos uma certeza: como está não dá para continuar. Porém, pesquisas mostram que ainda há um caminho, uma luz ao fim do túnel. É que apesar da falta de interesse de crianças e jovens pelo estudo em si, a escola continua sendo o melhor lugar para a maioria deles. Atualmente, se aprende através de vários meios de comunicação, principalmente pela internet. E grande parte dos estudantes dessa geração se informa nesse meio de interação mais do que a maioria dos professores. Todavia, segundo os próprios alunos, em muitas entrevistas, a escola continua sendo o melhor lugar para encontrar pessoas e ter um contato direto com as mesmas. Aí esta a importância do educador do século XXI, também estar inserido neste universo de possibilidades de aprendizagens. Hoje não se ensina, mas se aprende. O mais importante é ter habilidade de direcionar os conhecimentos. Com o avanço da tecnologia e das pesquisas científicas, o que era novidade ontem, amanhã será retrogrado.
O tema do momento é a “educação e o porquê estudar no século XXI”. Em todos os congressos de educadores esse tema é abordado. Mas, ninguém chega a uma conclusão sobre como levar os jovens a se interessarem pelas matérias escolares. Muitas são as dúvidas sobre como mudar, inovar e o que fazer. Só temos uma certeza: como está não dá para continuar. Porém, pesquisas mostram que ainda há um caminho, uma luz ao fim do túnel. É que apesar da falta de interesse de crianças e jovens pelo estudo em si, a escola continua sendo o melhor lugar para a maioria deles. Atualmente, se aprende através de vários meios de comunicação, principalmente pela internet. E grande parte dos estudantes dessa geração se informa nesse meio de interação mais do que a maioria dos professores. Todavia, segundo os próprios alunos, em muitas entrevistas, a escola continua sendo o melhor lugar para encontrar pessoas e ter um contato direto com as mesmas. Aí esta a importância do educador do século XXI, também estar inserido neste universo de possibilidades de aprendizagens. Hoje não se ensina, mas se aprende. O mais importante é ter habilidade de direcionar os conhecimentos. Com o avanço da tecnologia e das pesquisas científicas, o que era novidade ontem, amanhã será retrogrado.
Um comentário:
Primeiramente lhe parabenizo pelo belo blog.
Quanto ao texto, no meu entender, o problema da educação está nas questões de metodologia. O mundo avança, as liberdades são cada vez mais alargadas, e os jovens cada vez mais carentes de identidade. Esta identidade é que nos motiva, principalmente na fase adolescente. Então seria interessante trabalharmos a identidade das crianças quando na fase introdutória de seus estudos. Seria, na minha opinião, uma coisa muito importante a se fazer. Mas como mudar a identidade de crianças que crescem num meio familiar ou social formado, tentando alterar convicções de suas cabeças, fazendo-os entender que são iguais entre si, quando a maioria dos pais sempre alertam os seus filhos para a sua realidade cultural, social e econômica? Está meio confuso, então vou resumir. A criança fica doze anos aprendendo a viver no seu meio (familiar, social, etc.) e quando chega até a escola há um choque de conflitos quando nós educadores tentamos uni-los fazendo-os respeitar as adversidades. Como é que se fala para uma criança que está na hora de mudar a sua vida, sem assustá-la?...
A influência dos pais é essencial para esta questão.
"Educação vem do berço"... Este é um ditado perfeito; todos nós adultos devíamos carregá-lo numa pulseira para sempre lembrarmos do que dizer diante de uma criança ou de como agir na presença dela.
Postar um comentário