segunda-feira, 31 de março de 2008

EDUCAÇÃO


A ESCOLA TRADICIONAL X ESCOLA CRÍTICA E AS
NOVAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO
1ª parte


Ferreira, Helena M.


Ao entendermos que o processo ensino-aprendizagem está direta ou indiretamente relacionado às atividades e relacionamento humano, certamente o componente afetivo estará presente, não devendo ser ignorada a necessidade de adquirir atitudes que levam ao crescimento pessoal, interpessoal e intragrupal: a dimensão humanista do processo.
Aspectos como objetivos instrucionais, seleção de conteúdo, estratégias de ensino, avaliação e outros, também são necessários para que o processo ocorra como ação intencional, sistemática e organizada, de forma a propiciar um melhor aproveitamento na transmissão e construção de novos conhecimentos. Mas, a dimensão político-social é um aspecto importante do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, o domínio do conhecimento que a civilização produziu é um dos fatores que contribui melhor situar o indivíduo na sociedade. A escola precisa estar adequada ao contexto social no qual se insere e do qual seus alunos se originam.

Nenhum comentário: