terça-feira, 1 de abril de 2008

EDUCAÇÃO




A ESCOLA TRADICIONAL X ESCOLA CRÍTICA E AS NOVAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO
Helena Ferreira
2ª parte



A cada dia nos convencemos mais que a Didática é uma arte. Não se trata aqui de fazer poesia, ou de pensar a Didática de maneira romântica, mas simplesmente refletir sobre a didática em rodas as suas facetas, isto é, em termos de quem a executa a quem se destina, do que ela exige e a que ela se pretende.
Mais do que mera transmissão de conhecimento em sala de aula, exemplificada, na figura do “professor bancário” de Paulo Freire, valoriza-se cada vez mais a necessidade de se construir o conhecimento com o aluno, num processo mútuo de aprendizagem, onde a Didática se apresenta como uma ferramenta pedagógica fundamental. Não apenas como uma ferramenta técnica, mas como uma ferramenta problematizadora atenta a todos os detalhes que interferem na dinâmica ensino-aprendizagem. Hoje, mais do que saber escolher e utilizar os meios adequados para dar aula, o professor que utiliza bem a Didática, é aquele que se preocupa com os elementos que: direta ou indiretamente afetam o jogo ensino x aprendizagem que este, promove dentro ou fora da sala de aula.
E é neste sentido que a arte da Didática se expressa de forma mais palpável. Não basta ser feliz apenas na escolha e execução do método de trabalho, outros fatores como: exercício da criatividade, promoção de um ambiente favorável, planejamento geral, tomada de decisões, motivação da turma, atenção ao tempo, improvisação, são igualmente importantes e não podem ser ignorados do fazer e pensar didático. A arte da Didática resume-se, portanto, na tentativa de combinar esses elementos (buscar uma aula dinâmica, dentro de um clima democrático e motivador unindo a teoria e a prática) com a correria do dia-a-dia, a resistência da instituição – às vezes dos próprios colegas de profissão -, a desmotivação dos alunos, a desqualificação profissional e a desvalorização salarial.
Mas, existe um sentimento muito forte, maior dos que os problemas acima citados, que nos impulsiona a um emprego cada vez mais eficaz da Didática. Talvez essa sensação advenha do sentimento de alteridade que todo professor tem ao contribuir para a vida do outro, em termos de conscientização da realidade, exercício efetivo da cidadania, e possibilidade de construir sua própria história. Que não se emocionou ao sentir que consegui transmitir algum conhecimento em aula e ao perceber esse entendimento a partir das próprias contribuições de sua turma? Como definir esse sentimento, como expressar em palavras esse misto emocional de satisfação consigo mesmo e com o outro, no processo de aprendizagem? Talvez seja mesmo intraduzível, afinal toda a arte tem também os seus mistérios.
Tradicionalmente concebemos as “Metodologias de Ensino” como práticas que se dão em sala de aula. Em outras palavras, sugestões para atividades de aprendizagem na sala de aula.
Entendemos, no entanto, que o processo ensino aprendizagem se dá em diversos âmbitos, e a sala de aula é apenas um destes ambientes, mas não o único. A construção de conhecimento, numa perspectiva contemporânea, se realiza em rede: rede que articula pessoas (dentro e fora do ambiente institucional educativo) e saberes (científicos e não científicos). Nesta perspectiva, ensinar é uma atividade ampla que implica, sobretudo, em mobilizar os modos de conhecer dos educandos, implicando-os na dinâmica de produção de conhecimentos dentro e fora da sala de aula.
Afirma Ramal (2002):

Vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e por essa inteligência coletiva que produz saberes em conjunto, na grande rede do ciberespaço. A memória da humanidade já não está confirmada nas bibliotecas, mas sim em contínua reconstrução. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar a informação se torna, muitas vezes, a competência mais valiosa.

Um comentário:

Lindinha disse...

adorei encontrar vc na internet,não sabe quanto me ajudou com seu trabalho brilhante sobre a educação,adorei todos seus textos e poemas.parabéns por essa iniciativa.beijos seja feliz na sua caminhada.
olinda