terça-feira, 15 de abril de 2008

MONTEIRO LOBATO




A obra de Monteiro Lobato

Um dos mais importantes autores da nossa literatura, Monteiro Lobato soube, como ninguém, captar as aspirações e sentimentos dos brasileiros, legando, no conjunto da sua obra, um expressivo retrato do país e de sua gente.
Pensamento dos mais fecundos na primeira metade do século XX, foi um escritor-cidadão de personalidade inquieta e múltiplos interesses. Sua vasta cultura transparece nos livros que trazem uma mistura equilibrada de erudição e coloquialismo, traduzida em uma linguagem rica e inovadora. Abordando temas de cunho universal dentro de uma perspectiva brasileira, Lobato incorpora o frescor e o colorido das tradições locais. Libertária na forma e no conteúdo, a obra lobatiana, que seduziu gerações sucessivas de leitores, permanece atual, dialogando com temas do terceiro milênio.
Monteiro Lobato é também um clássico do faz-de-conta, tão grande quanto Esopo, La Fontaine e Andersen. Criador da nossa literatura infanto-juvenil, escreveu livros divertidos e ao mesmo tempo repletos de informação. Com eles se aprende brincando. Trazendo figuras da mitologia e das fábulas clássicas para interagir com a turma do Sítio do Picapau Amarelo, suas histórias instigam a curiosidade das crianças, despertando nelas o gosto pela leitura. No seu mundo encantado desaparecem as fronteiras entre ficção e realidade e, graças ao pó de pirlimpimpim, um ingrediente mágico catalisador da fantasia, tudo é possível.
Por seu caráter formador, as obras de Monteiro Lobato não devem faltar em nenhuma biblioteca. Indispensáveis, elas contribuem para ampliar nossa imaginação e a consciência da riqueza e diversidade cultural do Brasil.


Marcia Camargos e Vladimir Sacchetta

Nenhum comentário: