quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PROJETO DE LITERATURA


PROJETO DE LITERATURA


“Álbum de Figurinhas”


Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro.

Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido: compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.



Professora: Helena Ferreira


Ano: 2008


Justificativa:


Trazer para a sala de aula o prazer de ler, sendo que fora da escola os alunos encontram nos jogos eletrônicos e na internet, ocupação e entretenimento mais atrativos para eles.



Incentivo:



Numa conversa informal, falar sobre o projeto num todo e como ele acontece, sobre a escolha dos livros, confecção do álbum, premiação, etc.. Que este é um trabalho diferente, gostoso de se fazer, pois a gente faz brincando.



1º passo:



Levar os alunos à biblioteca da escola, para que cada um, escolha seu livro.



2º passo:



Ilustrar a capa do livro em preto e branco (para que cada dê o colorido a seu gosto) e entregar para a professora.



3º passo:

Ler e elaborar 5 perguntas sobre o livro e entregar para a professora.



4º passo:



A professora receberá as questões sobre o livro (para conhecê-lo) e em seguida colocará em um envelope ou caixa (para consulta).



5º passo:



A professora deverá reproduzir as figurinhas dos alunos para que todos possam recebê-las à medida que forem lendo e respondendo corretamente sobre o livro.



6º passo:



O aluno tem como primeira figurinha de sua coleção, a sua própria figurinha à medida que entregar as perguntas sobre seu livro à professora.



7º passo:



A cada livro lido, o aluno o entregará à professora e responderá às perguntas sobre o mesmo, para que seja verificada a leitura.


Obs: No caso do aluno não saber responder as questões do professor sobre o livro, se supõe que ele não o leu. Neste caso ele não receberá a figurinha, tendo uma nova chance para a data seguinte de troca.



8º passo:



Comprovando a leitura, o aluno poderá escolher outro livro que estiver disponível e levá-lo para casa.



9º passo:



O dia de troca dos livros deverá ser combinado.

Ex: Diariamente, uma ou mais vezes por semana.



10º passo:



O aluno que terminar de completar o álbum será o vencedor. Inclusive poderá haver mais de um ganhador (vai depender das trocas).


11º passo:


Será confeccionado um álbum onde as figurinhas serão colocadas e que fará parte de uma exposião ao final do projeto.



12º passo:



Ao iniciar o projeto deverá ficar combinado como irá acontecer a premiação.

Ex: 1º, 2º, 3º, 4º, 5º... lugares.

Agora executá-lo.



13º passo:



Trabalhar em sala de aula: gráficos ou outras atividades envolvendo os melhores livros ou aqueles mais lidos entre os alunos.


Obs: A quantidade de livros será a quantidade de alunos da turma.



Encerramento:



Fazer uma comemoração para a entrega dos prêmios de melhores leitores.

Fica a critério dos alunos e da professora: divulgação de livros lidos; dramatização do livro vencedor ou outras atividades que serão sugeridas pelos próprios alunos, desde que o projeto pertence a eles.

Esse dia deverá ser especial para todos os alunos para que sintam a importância da leitura e que o esforço foi compensado.



“A leitura deve ser vista como um hábito diário e prazeroso, não como um sacrifício”.




Comentários:


Desenvolvo esse projeto desde o ano de 2004 e asseguro os resultados positivos adquiridos.

É um projeto que além de agradar primeiramente aos alunos que são os principais interessados, agradam aos pais e transforma a sala de aula em laboratório literário.

A duração do trabalho depende da quantidade de alunos que participam efetivamente.

Todos querem ser os vencedores... e realmente os são lendo todos ou parcilamente os livros.

Claro que os livros a serem escolhidos passarão pela seleção feita pelo professor e asseguro que tenho uma participação efetiva nesse processo de escolha, sugerindo minha opinião crítica sobre obras e autores, direcionando para que todos levem livros realmente interessantes e adequados a faixa etária dos alunos.

A cada ano que desenvolvo esse trabalho posso perceber que a criança bem incentivada torna-se um exímio leitor e isso fica registrado em sua mente para o resto da vida.

Tenho recebido vários depoimentos de alunos que hoje, já estão no ensino médio, e declaram ter sido esse um projeto, que mostrou a eles o prazer de ler, como também a porta de entrada para o mundo do letramento.


Nenhum comentário: