PROJETO DE LITERATURA
“Álbum de Figurinhas”
Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro.
Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido: compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
Professora: Helena Ferreira
Ano: 2008
Justificativa:
Trazer para a sala de aula o prazer de ler, sendo que fora da escola os alunos encontram nos jogos eletrônicos e na internet, ocupação e entretenimento mais atrativos para eles.
Incentivo:
Numa conversa informal, falar sobre o projeto num todo e como ele acontece, sobre a escolha dos livros, confecção do álbum, premiação, etc.. Que este é um trabalho diferente, gostoso de se fazer, pois a gente faz brincando.
1º passo:
Levar os alunos à biblioteca da escola, para que cada um, escolha seu livro.
2º passo:
Ilustrar a capa do livro em preto e branco (para que cada dê o colorido a seu gosto) e entregar para a professora.
3º passo:
Ler e elaborar 5 perguntas sobre o livro e entregar para a professora.
4º passo:
A professora receberá as questões sobre o livro (para conhecê-lo) e em seguida colocará em um envelope ou caixa (para consulta).
5º passo:
A professora deverá reproduzir as figurinhas dos alunos para que todos possam recebê-las à medida que forem lendo e respondendo corretamente sobre o livro.
6º passo:
O aluno tem como primeira figurinha de sua coleção, a sua própria figurinha à medida que entregar as perguntas sobre seu livro à professora.
7º passo:
A cada livro lido, o aluno o entregará à professora e responderá às perguntas sobre o mesmo, para que seja verificada a leitura.
Obs: No caso do aluno não saber responder as questões do professor sobre o livro, se supõe que ele não o leu. Neste caso ele não receberá a figurinha, tendo uma nova chance para a data seguinte de troca.
8º passo:
Comprovando a leitura, o aluno poderá escolher outro livro que estiver disponível e levá-lo para casa.
9º passo:
O dia de troca dos livros deverá ser combinado.
Ex: Diariamente, uma ou mais vezes por semana.
10º passo:
O aluno que terminar de completar o álbum será o vencedor. Inclusive poderá haver mais de um ganhador (vai depender das trocas).
11º passo:
Será confeccionado um álbum onde as figurinhas serão colocadas e que fará parte de uma exposião ao final do projeto.
12º passo:
Ao iniciar o projeto deverá ficar combinado como irá acontecer a premiação.
Ex: 1º, 2º, 3º, 4º, 5º... lugares.
Agora executá-lo.
13º passo:
Trabalhar em sala de aula: gráficos ou outras atividades envolvendo os melhores livros ou aqueles mais lidos entre os alunos.
Obs: A quantidade de livros será a quantidade de alunos da turma.
Encerramento:
Fazer uma comemoração para a entrega dos prêmios de melhores leitores.
Fica a critério dos alunos e da professora: divulgação de livros lidos; dramatização do livro vencedor ou outras atividades que serão sugeridas pelos próprios alunos, desde que o projeto pertence a eles.
Esse dia deverá ser especial para todos os alunos para que sintam a importância da leitura e que o esforço foi compensado.
“A leitura deve ser vista como um hábito diário e prazeroso, não como um sacrifício”.
Comentários:
Desenvolvo esse projeto desde o ano de 2004 e asseguro os resultados positivos adquiridos.
É um projeto que além de agradar primeiramente aos alunos que são os principais interessados, agradam aos pais e transforma a sala de aula em laboratório literário.
A duração do trabalho depende da quantidade de alunos que participam efetivamente.
Todos querem ser os vencedores... e realmente os são lendo todos ou parcilamente os livros.
Claro que os livros a serem escolhidos passarão pela seleção feita pelo professor e asseguro que tenho uma participação efetiva nesse processo de escolha, sugerindo minha opinião crítica sobre obras e autores, direcionando para que todos levem livros realmente interessantes e adequados a faixa etária dos alunos.
A cada ano que desenvolvo esse trabalho posso perceber que a criança bem incentivada torna-se um exímio leitor e isso fica registrado em sua mente para o resto da vida.
Tenho recebido vários depoimentos de alunos que hoje, já estão no ensino médio, e declaram ter sido esse um projeto, que mostrou a eles o prazer de ler, como também a porta de entrada para o mundo do letramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário